Bem Vindo ao site da Paróquia Santa Eulália de Aguada de Cima.

Se quiser deixar sugestões, pode e deve fazê-lo na área contacto .

Esperamos que ache este site útil, e muito obrigado pela visita.
Trabalhadores Cristãos alertam para «retrocesso» provocado pela «negação dos direitos laborais» Imprimir e-mail

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) alertou para um “retrocesso provocado pela negação dos direitos laborais” e “a violação dos direitos humanos”, na mensagem para o Dia Internacional pelo Trabalho Digno que se assinala esta quinta-feira.

“A perspectiva do ‘trabalho digno’ resume as aspirações das pessoas na sua vida laboral, implica oportunidades de trabalho produtivo ao proporcionar um salário justo”, explica o MMTC, num texto enviado à Agência ECCLESIA pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Católicos (LOC/MTC) de Portugal.

A nota destaca a necessidade de segurança no lugar de trabalho e “protecção social para as famílias”, liberdade para que as pessoas “expressem as suas preocupações”, se organizem e participem nas decisões.

Na mensagem para o Dia Internacional pelo Trabalho Digno 2021, que se assinala hoje, 7 de Outubro, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos alerta para a deterioração da democracia, “a violação dos direitos humanos” e a negação da justiça social, a rejeição do pluralismo, “o fomento do ódio político e a manutenção do fundamentalismo”.

O Movimento Operário Cristão da Índia, que assina a mensagem, explica que o crescimento sustentável “requer boa saúde, boa nutrição e uma boa educação”, que pode promover a transição de actividades de” baixa produtividade e sustento para trabalhos dignos e altamente produtivos”, e da economia informal à economia formal.

“Uma segurança social adequada fomenta o investimento em capital humano tanto para os empregadores como para os trabalhadores”; assinala o texto.

Os trabalhadores cristãos indicam que para a legislação integral de protecção social evoluir “é necessário garantir uma rede de protecção social mínima” para todos os trabalhadores, e factores como a “despesa social, a tributação progressiva e o funcionamento dos direitos laborais” devem ser essenciais para medir o compromisso do governo em “promover a equidade e reduzir as desigualdades”.

A mensagem recorda que o Banco Mundial advertiu que a pandemia de Covid-19 criou uma “nova geração de pobreza e mal-estar” por causa da dívida, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou que os países em desenvolvimento “corriam o risco de retroceder uma década”.

O vírus aumentou também as diferenças dos salários ou de riqueza em função da classe, raça e género e as mulheres foram “bastante afectadas”, a sua a participação na população activa caiu para níveis mais baixos desde meados dos anos 80.

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos foi criado em 1966 e reúne mais de 70 organizações espalhadas por quatro continentes; A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Católicos (LOC/MTC) é membro fundador do MMTC.

Fonte: Ecclesia

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Celebrações

Sábados:

19h00-Igreja Matriz 

20h00-S. Martinho

 

Domingos:


09h00-Agadão

10h15-Belazaima

11h30-Aguada de Cima

 

Quinta-feira:

19h30-Igreja Matriz 

 

Durante a semana,

nos lugares:

19h30

Horário de Cartório

De Terça a Sexta-feira das 14h30 as 18h30.

Note Bem
Datas importantes para a Comunidade
 
26 de Outubro -Reunião do Secretariado do MCC
 
27 de Outubro - Reunião do Grupo Vicentino
 
28 de Outubro - Reunião de Coordenação da Catequese
 
29 de Outubro - Reunião Arciprestal de Pastoral
 
30 de Outubro - 2º Congresso do MCC em Fátima
 
31 de Outubro - Dia das Conferências Vicentinas
                        - Peregrinação do MCC a Fátima
                        - Eucaristia a Santa Bárbara, na Felgueira
 
Populares
Agenda
« < Outubro 2021 > »
D S Q Q Q S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6