Outras tradições significativas Imprimir e-mail

Existem em Aguada de Cima algumas tradições que têm bastante importância cultural e social.

A Secção Cultural da Liga dos Amigos de Aguada de Cima pegou nelas e em boa hora o fez pois ajuda a que alguns valores culturais desta terra não se percam no tempo e vão passando de geração em geração.

A Volta ao Termo

No Sábado de Carnaval dá-se a volta à freguesia visitando os “malhões” e os “marcos”; estes são de pedra e os malhões são de areia. Normalmente são convidadas as Juntas de Freguesia limítrofes e acaba a Volta ao Termo com um convívio entre todos os participantes.

Erguer do Arco nas Almas

No Sábado anterior ao Domingo de Pascoela e iniciando a Romaria às Almas Santas, juntamente com as mordomas e mordomos, é feito um imponente Arco que é colocado na porta principal da Capela das Almas, enfeitado com bucho, alecrim e flores campestres.

 

 

A Escarpelada

No terceiro fim-de-semana de Setembro, para recordar outros tempos, faz-se a Escarpelada, como modo de tornar presente usos e costumes, cânticos tradicionais dos tempos das colheitas em Aguada de Cima. Há diversas tasquinhas que ajudam a fazer o convívio entre a população, a partir da gastronomia local.

 
< Artigo anterior