Bem Vindo ao site da Paróquia Santa Eulália de Aguada de Cima.

Se quiser deixar sugestões, pode e deve fazê-lo na área contacto .

Esperamos que ache este site útil, e muito obrigado pela visita.
Santos de periferias Imprimir e-mail

Paulo Rocha

O anúncio da data e do local para a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto em Fátima, no dia 13 de maio de 2017, pode ter muitos enquadramentos e leituras diferenciadas.

Uma delas resulta do itinerário seguido pelo actual Papa, em linha com os gestos e as mensagens que têm marcado este pontificado: agir a partir das periferias.

De facto, encontram-se sintonias entre a determinação do Papa Francisco em visitar e auscultar as periferias para, a partir daí, propor novos caminhos para a Igreja Católica, em todo o mundo e neste tempo,

e a decisão de presidir à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto em Fátima. Em causa está a possibilidade de encontrar espaços disponíveis, desligados de compromissos de todos os géneros para os encher a partir do único que pode ocupar o centro, Deus.

É essa a aposta do Papa e foi também essa a história de três crianças que espontaneamente se aproximaram do transcendente através de uma mensagem revelada na Cova da Iria.

O percurso de santidade de Francisco e Jacinta Marto é, com frequência, questionado pela aparente ausência de gestos heróicos, sejam no âmbito do martírio ou em sectores sociais, de ajuda ao outro ou de promoção da justiça e da paz social.

Passam por aí muitas e exemplares histórias de santidade, sobretudo em tempos mais recentes da História do Catolicismo. Francisco e Jacinta não.

Não têm esses episódios para contar, num quotidiano feito da pastorícia durante os breves anos das suas vidas. Mas têm, os dois irmãos, a condição essencial para ser santo, em todos os tempos: a disponibilidade para o transcendente, para o acolhimento de Deus.

O que só é possível em corações libertos de compromissos em torno de cada eu e desprendidos das amarras que o egoísmo faz emergir.

Santos assim, só mesmo sendo crianças. Porque habitam lugares periféricos, espaços abertos, livres e disponíveis para olhar em redor e preencher, a partir do interior, com o que é bom e belo. No caso dos pastorinhos, a partir de Deus, por inspiração de uma mensagem vinda do céu!

O ambiente das periferias é assim um ponto de encontro entre o pontificado do Papa Francisco e a história de santidade de Francisco e Jacinta Marto:

para o primeiro Francisco pela energia colocada na dinamização de uma comunidade crente, em todo o mundo, não a partir de cúpulas, mas das cabeças de cada um dos seus membros;

no segundo Francisco e na sua irmã Jacinta pela total disponibilidade para se deixaram inspirar por uma mensagem chegada do céu e dela darem testemunho, apesar da fragilidade das suas vozes.

Fonte: Ecclesia

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Celebrações

Sábados:

20h00-Igreja Matriz 

21h15-S. Martinho

 

Domingos:


09h00-Agadão

10h15-Belazaima

11h30-Aguada de Cima

 

Quinta-feira:

20h30-Igreja Matriz 

 

Durante a semana,

nos lugares:

20h30

Horário de Cartório

De Terça a Sexta-feira das 14h30 as 18h30.

CAE
O Centro de Atendimento Espiritual está encerrado. Em caso de necessidade procure um sacerdote do Arciprestado.
Note Bem
Datas importantes para a Comunidade   

25 de Junho - Tomada de Posse do Novo Juiz

                     - Dia da Igreja Diocesana

27 de Junho - Reunião das Equipas Arciprestais de Catequese

28 de Junho - Reunião do Grupo Vicentino

29 de Junho - São Pedro em Belazaima

1 de Julho - Crismas em Aguada

2 de Julho - Festa de São Tomé, em Agadão

1 e 2 de Julho - Encontro Diocesano de Convivas

 
Populares
Agenda
« < Junho 2017 > »
D S Q Q Q S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
Liturgia
Quem está Em Linha