Bem Vindo ao site da Paróquia Santa Eulália de Aguada de Cima.

Se quiser deixar sugestões, pode e deve fazê-lo na área contacto .

Esperamos que ache este site útil, e muito obrigado pela visita.
Educar o Desejo, Servir com Alegria

Georgino Rocha

A caminhada para Jerusalém está prestes a chegar à cidade. Tem sido uma “caixa de surpresas” que Jesus provoca ou aproveita para mostrar aos acompanhantes, sobretudo aos discípulos, a novidade do Reino de Deus, de que é portador e iniciador.

No domingo, vimos o homem desejoso de viver de tal modo na terra que possa garantir a plenitude da vida eterna.

E o apelo que Jesus lhe faz a cortar todas as amarras que o retinham no mero cumprimento de mandamentos e a apreciar o tesouro da liberdade. Quer dizer, Jesus quer curar-lhe o desejo, essa energia que nos impulsiona nos sonhos e nas realizações.

Ler mais...
 
A glória de servir

P. Vítor Gonçalves

O contraste não podia ser maior. Jesus e os discípulos, em movimento para Jerusalém, meta de sofrimento e morte, já três vezes anunciada por Jesus, e eles, surdos às suas palavras, sonhando com toda a glória e poder que esperavam do triunfo do Messias.

Jesus a caminhar, e Tiago e João a pedirem para se sentarem, à sua direita e à sua esquerda! Mal imaginavam que, quem teria a honra de estar ao lado de Jesus na hora da sua plena entrega seriam dois malfeitores!

Não é fácil entender o que é o poder, a glória, a autoridade para Deus. Julgamos que o importante é mandar, oprimir, subjugar e controlar. O poder e a autoridade cegam…

Ler mais...
 
UM CAMINHO NOVO SE ABRE A NOSSOS PÉS

António Couto

1. Domingo XXIX do Tempo Comum. O justo, meu Servo, diz Deus, justificará muitos, diz Deus. Profeta «profetizado»: eis a verdade do profeta-servo.

Não fala, mas é falado: fala Deus dele (Isaías 52,13-15; 53,11-12); falamos nós dele (53,1-10). Nós, batendo no peito, reconhecendo que as suas chagas não são o seu castigo merecido, mas a cura para a nossa malvadez.

De facto, vendo bem aquelas chagas, temos mesmo de reconhecer que foi a nossa violência e malvadez que as produziu. Diagnosticada a doença, podemos lançar mão do remédio.

Ler mais...
 
O elogio da humildade

Monsenhor Vitor Feytor Pinto

A humildade é considerada por muitos uma virtude sem sentido. De fato, no mundo contemporâneo, todos se preocupam por ter sucesso, ser considerado, receber elogios, atingir o “top”.

Acontece, porém, com frequência que em vez de êxitos na vida das pessoas, se multiplicam fracassos. A proposta cristã elogia a humildade mesmo quando alguém é reconhecido na sua vida, nos seus conhecimentos, nas suas posições sociais, no seu prestígio.

Teresa d’Ávila dizia que “a humildade era a verdade”. Pode cada um reconhecer o bem que faz. Não pode é regozijar-se com isso magoando os outros.

Ler mais...
 
A fé é mais forte do que a força

José Luís Nunes Martins

Os caminhos da nossa vida são longos, cheios de curvas e voltas. Sem fé não se dá um passo, porque é essencial acreditar que o ali é melhor do que o aqui.

Que a mudança é para melhor, mesmo quando possa não o parecer aos outros.

Importa também saber que a nossa vida é um diálogo com o mundo, que nem sempre é tão propício quanto podia em relação ao que acreditamos e queremos.

Ler mais...
 
Tenho-te dito

Estava aqui a remexer papeis onde, por ocasião dos meus retiros, anoto alguns pensamentos, ou momentos que, de me tocarem, me levam a escrever.

Num desses papéis encontrei um desabafo que escrevi num desses momentos. Já lá vão uns cinco anos. Escrevia assim.

Estou de retiro. Ou devia estar. Venho, por meus pés, olhar-te na hóstia que depuseram na custódia. Faz sentido que cumpra os horários do retiro.

Ler mais...
 
Celebrações

Sábados:

19h00-Igreja Matriz 

20h30-S. Martinho

 

Domingos:


09h00-Agadão

10h15-Belazaima

11h30-Aguada de Cima

 

Quinta-feira:

19h30-Igreja Matriz 

 

Durante a semana,

nos lugares:

19h30

Horário de Cartório

De Terça a Sexta-feira das 14h30 as 18h30.

CAE
O Centro de Atendimento Espiritual está encerrado. Em caso de necessidade procure um sacerdote do Arciprestado.
Note Bem
Datas importantes para a Comunidade 
 
21 de Outubro - Dia das Missões. Início do Ano Missionário
                        - Compromisso e Envio dos Catequistas
 
22 de Outubro - Escola do MCC, na Casa Diocesana
 
23 de Outubro - Equipas de Cursilhos do MCC
 
27 e 28 de Outubro - Congresso Vicentino em Fátima
 
Inicia a Catequese Paroquial
 
Populares
Agenda
« < Outubro 2018 > »
D S Q Q Q S D
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
Liturgia
Quem está Em Linha
Temos 6 visitantes em linha